Telefone: (42) 3623-5826
Atendimento Ambulatorial: 07h00 as 17h00 | Administrativo: 07h30 as 12h00 e das 13h30 as 17h00
   
NOTÍCIAS
Publicada em: Segunda-feira, 01 Agosto 2022.
 
ENCONTRO CAPS AD III E COMUNIDADE INDÍGENA RIO DAS COBRAS
 
O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD III), anexo ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) – Centro-oeste, oferece o serviço para tratamento de dependentes de álcool e outras drogas relacionados a saúde mental, um serviço gratuito e ofertado pelo Sistema Único de Saúde. Localizada em Guarapuava – PR, além de atender as demandas da cidade também é responsável pelas necessidades dos municípios referentes a 5.º Regional de saúde:  Boa Ventura do São Roque, Campina do Simão, Condói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito, Turvo e Virmond.
O posto indígena do Rio Das Cobras está localizado no Estado do Paraná, pertencente aos municípios de Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu e é a maior reserva indígena do Paraná com aproximadamente 3.600 pessoas distribuídas entre 8 aldeias de etnias Kaingang e Guarani.
Nos dias 11 e 12 de julho de 2022, a equipe multiprofissional do CAPS: Rosangela Viante, Luana Nogueira, Flavia Moteka, Ketlyn Moreira, Alexandre Kavilhuka e Meriele de Lara, foram visitar o Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras. Aproveitando a oportunidade, várias lideranças da região estavam presentes para apresentar os problemas vividos pelas comunidades indígenas da região, principalmente os relacionados ao alcoolismo e atropelamentos. Dessa forma, a equipe do CAPS AD III, esteve presente para ouvir suas preocupações e entender o funcionamento da comunidade para assim pensar estratégias que fortaleçam as parecerias entre a comunidade e CAPS.
Além da nossa visita ao posto indígena do Rio das Cobras, no dia 14 de julho de 2022, foi a vez de alguns de seus representantes visitar as instalações do CAPS AD III. Assim, foi feito um almoço para mais de 40 pessoas para los recepcionar seguido de uma fala sobre a conscientização da saúde mental feita pelas psicólogas Debora Zarpellon e Gabriela Faria. Depois conheceram as nossas instalações e o funcionamento da unidade. Após, foi feito uma roda de conversa em que esses puderam nos contar as suas impressões e assim debater soluções para que o serviço do CAPS AD III possa melhor atender as suas demandas.
VEJA TAMBÉM

01/08/2022

     

27/05/2022

     

25/10/2021

     

24/09/2021

     
SERVIÇOS
   

CIS Centro-Oeste | Consórcio Intermunicipal de Saúde

Criado em fevereiro de 2000, o Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS Centro-Oeste é uma associação entre os 13 municípios da região central do Paraná, que gerencia os serviços de saúde ambulatoriais especializados nas áreas de consultas médicas especializadas, terapias e exames complementares além de outros serviços.

 
CIS CENTRO OESTE - 2022